segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Almoço em agosto


Na tradicional fórmula hollywoodiana, um personagem feminino idoso tem duas funções possíveis: ou é a mentora taradinha “pra frentex”, ou é a megera de quem o protagonista precisa se livrar para chegar ao seu objetivo final. Dessa forma, podem causar um certo estranhamento na platéia as velhinhas de “Almoço em agosto”, comédia italiana escrita, dirigida e protagonizada por Gianni di Gregorio.

A história é simples: Gianni, um homem de meia-idade que mora com a mãe, aceita hospedar em seu apartamento, durante um feriado, três senhoras de idade, em troca do perdão de suas dívidas. E isso é tudo, porque “Almoço em Agosto” não tem reviravoltas incríveis, não tem estereótipos fáceis e, pode ter certeza, essa turminha da pesada não vai se meter em altas confusões.

Na verdade, a graça do longa surge do olhar apurado de Gianni di Gregorio para captar características universais da terceira idade. É impossível, para o público, não reconhecer uma avó ou aquela tia velhinha nos gestos, nas birras, nas manias ou na morosidade da conversa das quatro coroas (os sinônimos estão acabando) sobre as quais se debruça o filme.

O riso, então, surge tímido e vai ganhando força à medida que o espectador se identifica com as agruras do personagem principal. A iluminação e as atuações naturalistas contribuem para uma sensação de realidade: é como se nos sentíssemos em casa, ou se estivéssemos espiando os excertos do dia-a-dia de um vizinho, em um prazer quase voyeurístico.

“Almoço em agosto” é um filme saboroso, daqueles que deixam a platéia com um sorrisão no rosto na saída do cinema. Não vai fazer você chorar de rir, mas, convenhamos, é uma alternativa melhor que a última comédia romântica da Cameron Diaz e do Ashton Kutcher.

***

Se gostar de “Almoço em agosto”, procure também: “O filho da noiva”, de Juan José Campanella e “Ninho vazio”, de Daniel Burman.

***

Título: Almoço em agosto
Diretor: Gianni di Gregorio
Gênero: comédia
75 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário