quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Filmes

Comentários rápidos sobre filmes vistos recentemente.

Substitutos
Estrelado por Bruce Willis, “Substitutos” parte de uma premissa interessante: o que aconteceria se o Second Life saísse do computador e ganhasse a realidade? Infelizmente, as inúmeras questões éticas e filosóficas que a trama poderia levantar ficam, em grande parte, no papel (ou na imaginação do espectador ao sair do cinema). As cenas de ação e os efeitos especiais são apenas corretos. Se for visto como ficção científica, o longa pode decepcionar, mas se for encarado como um policial, está bem acima da média.

Direção: Jonathan Mostow
Com: Bruce Willis, Radha Mitchell, Rosamund Pike
Gênero: Ficção científica, policial
104 min.

Anticristo
No filme-polêmica de Lars Von Trier, você irá ver cenas de sexo explícito, de tortura e de mutilação auto-imposta. Mas, passado o choque inicial, o que sobra é uma história meia boca sobre a maldade intrínseca do homem e sobre o fracasso em se tentar impor uma lógica à natureza (como avisa a raposa falante, “o caos reina”). Visualmente, o filme tem seus atrativos, mas nada que Von Trier já não tenha feito antes sob a estética do Dogma. Talvez o único destaque fique por conta da entrega total de Gainsbourg. Quem diria que filmes como “O albergue” e “Jogos mortais” teriam um efeito benéfico: ao amortecerem nossos sentidos contra o bizarro, nos tornam enfim capazes de enxergar os defeitos de obras como esta.

Direção: Lars Von Trier
Com: Willem Dafoe e Charlotte Gainsbourg
Gênero: Terror, drama
109 min.

Te amarei para sempre
Como contar uma história de amor sem cair na mesmice? Usando elementos fantásticos. Essa é a resposta encontrada por alguns dos poucos filmes românticos originais lançados recentemente nos EUA, como “A casa no lago” e este “Te amarei para sempre”. Aqui, o que dá o tempero de ineditismo é o protagonista capaz de viajar no tempo. Ainda que demore um pouco para engrenar, a história funciona e envolve, além de conseguir tocar, com leveza e bom humor, os paradoxos que o tema envolve e os efeitos que ele teria sobre a vida de dois amantes. Ótima surpresa.

Direção: Robert Schwentke
Com: Rachel McAdams e Eric Bana
Gênero: Romance, ficção científica
107 min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário